Marketing digital para provedores

Como posso montar um blog para o meu Provedor?

By 15 de março de 2018 No Comments

Os blogs são uma excelente ferramenta de marketing digital para quem é dono de um negócio. Ao criar um blog empresarial, você aumenta o número de visitas no site de sua empresa e criar um canal de relacionamento mais eficiente com seus clientes.

Portanto, essa resposta é muito simples e nós vamos ajudar você com três passos para criar um blog empresarial.

PASSO 1 – Avaliação dos concorrentes

A primeira coisa a se fazer é pesquisar os blogs das empresas concorrentes. Verifique o conteúdo apresentado, o tipo de linguagem utilizada, o número de comentários ou curtidas sobre o tema exposto, etc.
Tente localizar os aspectos que mais agradam e o que precisa ser melhorado. Aprenda com os erros e acertos alheios para fazer uma página ser melhor e mais original.

PASSO 2 – Escolha uma ferramenta gratuita para a construção do seu blog.

Não é necessário ser programador, nem um exímio jornalista, para escrever em um blog. Com uma boa ferramenta, concentração e conhecimento sobre a empresa, você mesmo poderá sozinho criar o blog. Entre boas ferramentas gratuitas podemos enumerar: blogger; wordpress e tumblr.
Uma dica: se você tem alguma reserva para investir na área de marketing digital, terceirize o trabalho, contratando um analista de marketing digital ou um profissional responsável por produzir conteúdo para o seu blog e redes sociais.

PASSO 3 – Atualização constante

Mantenha o seu blog sempre com conteúdo atualizado. Um dos principais diferenciais do blog é a agilidade. Ninguém gosta de uma página que demora semanas para ser atualizada ou que não possui uma frequência previsível.

Elabore uma programação de frequência de postagem. Essa tarefa certamente exigirá dedicação e tempo, mas esse comprometimento ajudará no relacionamento com o seu cliente.

Agora que você já sabe como montar um blog para a sua empresa, confira 6 dicas essenciais para manter o seu blog empresarial atraente para os seus clientes:

#1 Avise ao cliente que há um novo conteúdo no blog

Envie e-mails ou conteúdo nas redes sociais indicando que o blog já está com novas informações. Isso facilita e muito o tempo do seu cliente.

#2 Diga o que a empresa faz

Ao entrar no seu blog, apresente-se logo para o seu cliente, principalmente se for um prospect. Deixe clara a missão e a visão da sua empresa. O que ela faz?Quais os diferenciais em relação à concorrência? Onde é o seu nicho de atuação?

Faça uma declaração objetiva e clara e insira o logotipo da empresa de forma destacada no topo esquerdo. Lembre-se que os usuários gastam apenas 30 segundos avaliando a homepage.

#3 Apresente todos os meios de contactar a empresa

O potencial cliente precisa ter facilidade para encontrar a sua empresa no site, saber quais os canais de comunicação e pedir orçamentos. Dessa forma, informe se a empresa é perto, se tem um número 0800, qual o e-mail para pedir uma cotação. Estudos mostram que 74% dos clientes em potencial não costumam clicar em links.

#4 Maior interação com seu público

Como já foi dito, a principal vantagem do blog em relação aos sites convencionais é sua grande capacidade de interação com o público. Seu cliente pode fazer perguntas sobre os serviços oferecidos e deixar comentários nos posts.

Outro ponto de interação é o RSS: tecnologia que permite que ao se cadastrar no blog, você seja notificado toda vez que este é atualizado. Por meio desse sistema, seu cliente poderá obter informações sobre os serviços da empresa, novos pacotes, promoções,campanhas, etc.

#5 Links para redes sociais

Se a empresa estiver nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram), você deve inserir o link de contato delas no blog, para que o internauta conheça também outras formas de interação com a empresa.

#6 Tags

As tags (do inglês, significa etiqueta ou rótulo) servem para diferenciar e orientar os usuários, sobre o conteúdo das postagens. Colocando a lista das tags nas postagens, o cliente terá mais facilidade ao encontrar um determinado assunto que precise ler.

Então era só isso? Criar um blog para a minha empresa?

Na verdade, não é bem assim. Você percebeu que com as ferramentas gratuitas do mercado, qualquer empreendedor e empresário pode criar um blog para atingir seus objetivos na Internet.

Porém, existem os cuidados essenciais, que você precisa tomar, na hora de criar e administrar um blog, como o tipo de linguagem utilizada e a atualização frequente.

Mantenha o foco em um tema principal ou em diversos pontos dentro do seu negócio. Não se perca! Para finalizar seguem algumas dicas de temas para você direcionar ao seu blog:

• Notícias sobre a empresa e sobre o segmento de atuação.
• Informações (curiosidades do setor) sobre produtos e serviços.
• Dicas complementares ao produto.
• Promoções exclusivas como descontos, brindes, etc.

Chegamos ao final de nosso post. Espero que você tenha aprendido como montar um blog para a sua empresa. Deixe abaixo o seu comentário!

Thiago Buenano

Author Thiago Buenano

Empreendedor na área de Telecomunicações, Técnico em Telecomunicações pela Fucapi e Consultor de Resultados para Provedores de Internet. Possui conhecimento nas áreas de Infraestrutura de Redes Ópticas e Marketing Digital para Provedores.

More posts by Thiago Buenano