O segredo para reter o relacionamento dos atuais clientes está em constantemente oferecer capactação e treinamentos.  

 

Independente do tamanho de sua empresa de provedores de internet, o que importa não é a tecnologia, mas sim o relacionamento com seus clientes.

 

Um dos maiores desafios para os provedores é reter os clientes de sua base de dados, além de chamar atenção para potenciais clientes. Mas como melhorar o atendimento ao cliente?

 

Confira abaixo 5 dicas para melhorar o atendimento do seu provedor:

 

1 – No primeiro contato

O seu cliente não quer saber o que é fibra óptica ou big data. Mas ele quer usufruir de seu serviço de internet 24 horas, 7 dias por semana, sem deparar com problemas de conexão.

As formas tradicionais de abordagem já não funcionam mais. O importante é produzir um conteúdo realmente verdadeiro, que mostre a qualidade dos serviços de sua empresa.

 

2 – Procure sempre manter o contato com o seu cliente

Depois que o técnico instalar o provedor de internet na residência ou empresa, não esqueça o seu cliente. A partir desse momento a regra é clara. Procure entrar em contato constante com seu cliente para saber se está tudo bem com a infraestrutura da rede e se os serviços estão funcionando de acordo com as necessidades do cliente.

Existem várias formas diferentes de manter esse contato: através de e-mail marketing personalizado, através das redes sociais, ou até mesmo através de um telefonema do SAC da empresa. O importante é não ser chato, mas atencioso.

 

3 – Procure usar técnicas de cross-selling e upselling

Antes de mais nada, fidelize seus clientes com serviços de qualidade. Através do cross-selling ofereça novos produtos ou serviços para os atuais consumidores.

Quando falamos de upselling, procure manter a qualidade do plano adquirido pelo cliente, para que ele tenha a possibilidade de  usufruir muito mais do que ele costuma usar. Ofereça planos maiores e serviços premium.

 

4 – Procure criar uma equipe unida e eficiente

Procure oferecer uma gestão de equipe que não pense apenas em metas, mas  invista em treinar os colaboradores para oferecer um bom atendimento ao cliente durante a entrega do serviço e após.

Lembre-se que o cliente satisfeito irá fazer um ótimo marketing boca a boca. de sua empresa, inclusive nas redes sociais.

 

5 – Procure fazer treinamentos e reuniões constantes

Realize reuniões motivacionais voltadas para os colaboradores. Deixe eles participarem com novas ideias e dicas de melhorias. Afinal são eles que lidam diretamente com os clientes de seu provedor.

É durante as reuniões que ocorrem dicas, capacitações e repasses de informações essenciais para um bom atendimento. Contudo, deixe que todos os colaboradores participem e exponham suas ideias.

As reuniões ajudam ao time a focar mais os objetivos, além de criar uma atmosfera de confraternização. Estimule sempre a capacitação de todos os funcionários. Há inclusive opções como cursos gratuitos on-line que podem ser realizados até mesmo dentro da empresa.

 

Conclusão

Agora você, provedor já sabe a importância de se investir nos serviços e na capacitação dos colaboradores para reter os clientes. Mais importante é manter um bom relacionamento com os atuais clientes e manter a qualidade dos serviços para alcançar cada vez mais prospects.  

Procure traçar um planejamento eficaz, com cronograma e objetivos claros, para realizar uma gestão eficaz no atendimento do provedor.

Thiago Buenano

Author Thiago Buenano

Empreendedor na área de Telecomunicações, Técnico em Telecomunicações pela Fucapi e Consultor de Resultados para Provedores de Internet. Possui conhecimento nas áreas de Infraestrutura de Redes Ópticas e Marketing Digital para Provedores.

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