Como funciona o funil de vendas para provedores?

 

Hoje os provedores de internet para se destacarem no mercado, devem apresentar um bom posicionamento online, através de uma estratégia focada no cliente. Para apostar nessa estratégia, todo o conteúdo do site de uma empresa de provedores deve seguir um funil de vendas.  No post de hoje, vamos mostrar como funciona esse funil de vendas, para os provedores de internet. Confira abaixo!

Mas para que serve o funil de vendas?

 

O funil de vendas é uma estratégia do inbound marketing, que conduz o cliente, desde o primeiro contato com o seu produto ou serviço, até o instante em que estiver pronto para firmar um contrato, ou seja adquirir um plano do seu provedor.

Um bom funil de vendas não é maçante e ajuda de forma natural, a educar o consumidor em relação à sua autoridade sobre determinado assunto. Contribui para a tomada de decisão e consegue identificar novas formas de atrair clientes. Além disso, deve ser compartilhado entre os setores de marketing e vendas para que a estratégia seja consolidada.

Abaixo separamos as quatro etapas do funil de vendas e como elas podem ser aplicadas para provedores de internet:

1 – Aprendizado e descoberta

Nessa etapa, o visitante do seu site ainda não consegue identificar que tem um problema. Normalmente, chega ao site ou blog da empresa por meio de pesquisas no Google ou redes sociais. Portanto será de sua responsabilidade, despertar o interesse desse visitante, pelos conteúdos do site de sua empresa. Dessa forma, ele passará para a próxima etapa da jornada de compra.

Procure fazer conteúdos interessantes e não apenas ficar falando de seus serviços. O que importa aqui e mostrar como a internet tem ajudado milhares de lojas físicas a alcançarem um número maior de clientes, falar sobre a agilidade das redes sociais e a facilidade de entrar em contato com as pessoas, etc.

Por exemplo, a Joana tem uma pequena loja física de aluguel de roupas, porém não tem acesso às redes sociais e não sabe que há provedores de internet com pacotes bem em conta e que já atendem a sua região.

2 – Reconhecimento do problema

Nessa etapa, a Joana já identificou que tem um problema: precisa divulgar a loja dela nas redes sociais. Esta etapa precisa de conteúdos de gatilhos mentais (ou transições de fase) muito bem elaborados, para que ela consiga passar para a próxima etapa do funil de vendas, a fim de conhecer melhor as soluções de seu provedor.

 

3 – Consideração da solução

Nessa etapa, a Joana já descobriu que tem um problema e quais serão os benefícios oferecidos para a sua loja ao migrar para o meio digital. Aqui é fundamental que os artigos produzidos causem um certo senso de urgência, para que ela não desista de resolver o seu problema e, consequentemente, da compra.

 

4 – Decisão de compra:

Nessa etapa, a Joana já pesquisou outras empresas e chegou até a etapa final de decisão de compra no site de seu provedor.

Agora é o momento para transformar a Joana em cliente. Você deve apresentar os diferenciais competitivos de seu provedor, os melhores pacotes, dentro da realidade da Joana, etc.

Procure alinhar a sua estratégia com o departamento de marketing e o de vendas da sua empresa. Lembre-se que agora a Joana é um prospect. E nesse momento ela será passada aos vendedores, para que a venda seja efetuada.

Agora que você já sabe como funciona o funil de vendas para os provedores de internet, que tal se aprofundar um pouco mais no assunto?

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Thiago Buenano

Author Thiago Buenano

Empreendedor na área de Telecomunicações, Técnico em Telecomunicações pela Fucapi e Consultor de Resultados para Provedores de Internet. Possui conhecimento nas áreas de Infraestrutura de Redes Ópticas e Marketing Digital para Provedores.

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