Marketing Digital Para Provedores

2 Novos Desafios para os Provedores de Internet

By 3 de outubro de 2018 No Comments

Talvez alguns desses procedimentos já deve ser batido para você, mas algumas atividades vão ser de fato necessário para que os Provedores continuem crescendo nos próximos anos. Neste artigo eu quero compartilhar com você a visão de algumas estratégias para que a sua empresa faça a diferença na região a onde atua.

Durante muito tempo, abrir um Provedor de Internet em qualquer lugar era um desafio muito grande, dos principais desafios estavam acesso a fabricantes, distribuidores, fornecedores de equipamentos, acesso ao conhecimento e link dedicado é claro. A compra de link dedicado ainda é um gargalo muito grande em muitas regiões do Brasil, devido a grandeza da nossa natureza.

Agora com muita tecnologia disponível para compra, não que os preços e projetos de financiamentos sejam os melhores hoje, mas já temos muitas opções de empresas no mercado fazendo com que tenhamos preços bem melhores do que a 5 anos atrás para diversos equipamentos e materiais.

Bom, seu principal desafio agora na verdade é como entrar ou continuar em um mercado onde empresas trabalham na grande maioria com um serviço como “carro chefe”, não está tão fácil para ninguém competir em muitas cidades, o fácil acesso a tecnologia de redes ópticas fez com que atualmente tenhamos uma grande migração de infraestrutura. Mas o fato do concorrente está migrando ou vai migrar para Redes FTTH não significa que você investindo nesta tecnologia vai resolver todos os problemas da sua empresa. Separei 2 Áreas que você deve dar total atenção e se capacitar para continuar na competição.

 

Desafio 1 – Marketing Digital

Nos próximos anos você vai ouvir muito sobre essas respectivas áreas, que inclusive vai ter que destinar tempo ou uma pessoa dedicada a entender melhor sobre.

Agora eu vou te explicar algumas coisas que realmente você precisa compreender o mais breve possível, não que isso seja a estratégia que vai resolver todos os problemas da sua empresa, não é isso, mesmo que fosse logo em breve surgirão novas estratégias e você vai precisar se atualizar.

Em Marketing e Vendas vamos falar sobre alguns pontos que realmente hoje se você aplicar corretamente no seu Provedor, com toda certeza terá resultados muito diferente do ciclo tradicional que muitos estão.

Persona – entender os conceitos e saber como mapear o perfil do público ideal na região onde você atua, possibilita ter uma comunicação mais direta e assertiva para impulsionar o posicionamento e vendas do seu Provedor.

Marketing de Conteúdo -essa é uma estratégia de marketing focada na criação e distribuição de conteúdos (como artigos, ebooks e posts nas redes sociais), sem precisar divulgar diretamente a marca. O Marketing de Conteúdo possibilita a empresa ajudar seu público-alvo a resolver seus problemas com intuito de capacitá-lo para compra.

Jornada da compra – Entender como essa máquina funciona realmente vai te trazer uma visão muito diferente sobre como atrair novos potenciais clientes, é através da Jornada da compra que conseguimos gerar relacionamento com as suas oportunidades de negócios para gerar venda.

Em alguns conceitos você irá ver com 3 etapas, mas o que enquadra melhor no cenário dos Provedores são, “Aprendizado e Descoberta”, “Reconhecimento do Problema”, “Consideração da Solução” e “Decisão de Compra”.

Os Provedores de Internet atualmente atende apenas os públicos da etapa de Decisão de Compra e isso é um ponto disruptivo na comunicação do nosso mercado de Telecomunicações nos próximos anos.

Segmentação de público – para acertar na segmentação dos seus anúncios, a primeira coisa que você precisa é saber quem é a sua audiência, quando você foca em ter uma mensagem clara para as pessoas que você está se comunicando faz com que as suas campanhas atenda a necessidade de do seu público alvo.  Tenha muita atenção na mensagem, imagens e deixar bem claro para quem é a campanha com quem você está falando no momento.

Desafio 2: Vendas

O que o nosso mercado de Provedores precisa entender é que o processo de venda NÃO começa na hora que o cliente paga a instalação ou assina o contrato, ele começa muito antes, quando a pessoa descobre que tem uma determinada necessidade, quando ela descobre que precisa do serviço de acesso a internet que você vende.

Pensando nisso eu acredito que existem fases que a gente precisa entender para convencer o cliente a comprar e essas fazes na nossa metodologia se chama Atrair, Relacionar, Conectar e Fidelizar.

Um ponto importante que você precisa entender é que não é apenas ofertando a venda direta nos seus canais de relacionamento que você vai vender, você precisa criar conteúdos que possam chamar atenção das pessoas para assuntos que elas tenham interesse e isso que gera um relacionamento.

 

O que os Provedores fazem hoje?

Vendem por indicação, estas pessoas já estão na etapa de decisão de compra e foram indicada por alguma pessoa que validou o produto do seu Provedor.

Panfletos – entrega de panfleto é bastante comum para uma primeira abordagem e até mesmo anunciar uma venda, mas não conseguimos mensurar o desempenho dessas estratégias de maneira a proporcionar escala.

Vendedores por a porta – o que temos com essa estratégia são vendedores abordando as pessoas de forma ativa, mas quando a pessoa informa que não quer comprar no momento, não existe uma estratégia de engajamento para ensinar essas pessoas por que comprar, após esse primeiro contato a pessoa que não comprou é descartada.

 

Por que é importante Inbound Sales?

trabalhar com essa estratégia é o que eu chamo de “pescar com rede”, mas é necessário conhecimento para descartar as atividades desnecessárias.

O ideal para venda consultiva é que o lead (oportunidade de negócio) já tenha interagido com os conteúdos da sua empresa, para poder oferecer o serviço de acesso a internet no momento útil pra ele. Fazendo assim uma venda mais inteligente.

 

Conclusão

São diversas as formas de disrupturas que iremos ter no mercado de Provedores de Internet e sem dúvida alguma, uma das áreas que mais vai fazer a sua empresa se destacar é as áreas de Marketing Digital e Vendas. Essas foram algumas pílulas que eu quero que sirva de incentivo para você acompanhar os meus próximos conteúdos.

O mais importante agora é você saber por onde começar, então eu preparei um curso Online de Marketing Digital para Provedores “Começando do Zero”, para você ter uma visão geral sobre as novas oportunidades e começar a pensar fora da caixa.

 

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Um grande abraço e nos vemos online!

Thiago Buenano

Author Thiago Buenano

Empreendedor na área de Telecomunicações, Técnico em Telecomunicações pela Fucapi e Consultor de Resultados para Provedores de Internet. Possui conhecimento nas áreas de Infraestrutura de Redes Ópticas e Marketing Digital para Provedores.

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